Doenças autoimunes e infecções: entenda a relação

A relação entre doenças autoimunes e infecções é um tema complexo e sobre o qual ainda não existe um consenso na Medicina. Porém, já podemos fazer algumas considerações, a partir dos estudos realizados até o momento.

Doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico passa a atacar células, tecidos e órgão do corpo, por “confundi-los” com agentes patogênicos, como vírus, bactérias e fungos.

Existem mais de 80 tipos de doenças autoimunes e entre as mais conhecidas estão: esclerose múltipla, doença celíaca, diabetes tipo 1 e psoríase.

A ciência ainda não chegou a uma conclusão sobre as causas da autoimunidade, mas já se sabe que a predisposição genética tem um papel fundamental, assim como certos fatores ambientais.

As infecções por vírus e bactérias estão entre os fatores externos que podem contribuir para o surgimento desse tipo de enfermidade. A seguir, detalharei alguns pontos importantes para entender essa relação.

Infecções e doenças autoimunes

É importante deixar claro que a relação entre doenças autoimunes e infecções ainda não foi plenamente esclarecida. Sem falar que vírus e bactérias podem favorecer a desregulação do sistema imunológico de diferentes formas.

Uma das mais conhecidas é o chamado “mimetismo molecular”, quando os antígenos microbianos têm uma estrutura similar à das moléculas do próprio corpo.

Assim, o sistema imunológico não consegue diferenciar as células normais dos agentes patogênicos e acaba causando danos ao organismo.

Também se sabe que certos micro-organismos conseguem alterar células corporais, fazendo com que o sistema imune passe a atacá-las.

Além disso, a inflamação persistente que ocorre em quadros de infecção pode causar a liberação de moléculas (pelo próprio organismo) que normalmente não estariam em contato com o sistema imunológico, sendo portanto reconhecidas como agentes invasores.

Isso não significa que todos que todas as pessoas que tiveram algum tipo de infecção correm o risco de desenvolver doenças autoimunes.

Como mencionei, existe uma combinação de fatores que pode levar à autoimunidade, entre os quais se destaca a predisposição genética.

Outros fatores que favorecem a autoimunidade

Em adição às infecções bacterianas, virais e hereditariedade, há outros fatores que poder ser gatilhos para o desenvolvimento de doenças autoimunes, como:

  • Deficiências nutricionais;
  • Intolerância alimentar;
  • Exposição a toxinas, substâncias químicas e metais pesados;
  • Carência de vitamina D;
  • Estresse.

Vírus e bactérias relacionados a doenças autoimunes

Alguns estudos já apontaram as relações específicas entre certos vírus, bactérias e doenças autoimunes, incluindo:

  • Esclerose múltipla: vírus Epstein Barr;
  • Síndrome de Guillain-Barré: Campylobacter jejuni, Citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, vírus Varicella-zoster;
  • Diabetes tipo 1: coxsackievirus.

Entretanto, ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar e estabelecer o papel desses agentes no desenvolvimento da autoimunidade.

Espero que o artigo contribua para um melhor entendimento sobre as causas das doenças autoimunes, um tema complexo e ainda cheio de lacunas, infelizmente!

Gostou deste POST ? Compartilhe com alguém !!!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no WhatsAPP
Dr Marco Aurélio Ribeiro

Dr Marco Aurélio Ribeiro

*Médico de doenças crônicas degenerativas, geriatria preventiva, tratamento homeopático de doenças agudas e crônicas.

Leia Biografia Dr Marco Aurélio

Deixe um comentário

plugins premium WordPress