Doenças degenerativas: entenda o que são

O termo “doenças degenerativas” é um tanto assustador. Mas, você sabe exatamente o que carateriza esse tipo de enfermidade? É o que vou explicar a seguir.

O que são doenças degenerativas

Doenças degenerativas são aquelas nas quais as células, órgãos e tecidos afetados vão perdendo suas estruturas e funções com o passar do tempo. Porém, essa degeneração é acelerada, diferente do que ocorreria no processo natural de envelhecimento.

Tais doenças são crônicas, não transmissíveis e levam à deterioração progressiva da saúde do paciente, comprometendo seriamente sua qualidade de vida.

São mais comuns em pessoas a partir dos 40 anos, mas, em certos casos, também podem ocorrer entre os mais jovens.

Um conjunto de fatores atua no desenvolvimento das doenças crônico-degenerativas, incluindo hereditariedade, estilo de vida e meio ambiente.

Embora não se possa falar em cura, o tratamento adequado específico em cada quadro ajuda a controlar os sintomas, para assim manter a qualidade de vida do paciente.

Exemplos de doenças crônicas degenerativas

Entre as doenças crônico-degenerativas mais frequentes, destacam-se:

Diabetes mellitus

Doença caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Pode ser causada pela deficiência (tipo 1) ou problemas na ação (tipo 2) do hormônio insulina , que é responsável por transformar a glicose em energia para as células.

O diabetes tipo 1 é causado pela destruição das células beta-pancreáticas (responsáveis pela produção de insulina) em um processo autoimune. Já o tipo 2, que é o mais comum, está diretamente ligado ao sobrepeso e à obesidade.

Osteoporose

Tem como característica principal a perda acelerada de massa óssea. Também reduz a absorção de cálcio e minerais em geral. Afeta majoritariamente mulheres na menopausa, já que tem como causa principal a falta do hormônio estrogênio.

Histórico familiar de osteoporose, sedentarismo, baixa ingestão de fontes de vitamina D, uso de certos medicamentos e outras doenças, como diabetes e leucemia, são fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose.

Mal de Alzheimer

Doença neurodegenerativa que provoca a morte progressiva das células cerebrais (neurônios), em áreas responsáveis pela memoria, linguagem, cognição e percepção de estímulos sensoriais.

Conforme o Alzheimer progride, os pacientes vão perdendo a capacidade de executar atividades básicas, além de apresentarem diferentes sintomas comportamentais e psiquiátricos.

Artrite reumatoide

Doença crônica caracterizada pela inflamação das articulações, que pode afetar diferentes partes do corpo, como: mãos, punhos, joelhos, tornozelos e pés. A inflamação articular costuma causar dor, vermelhidão, inchaço e calor local.

A artrite reumatoide pode ser incapacitante, já que com o passar do tempo as articulações podem ser seriamente afetadas, impossibilitando o paciente de executar tarefas simples, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Depois dessa breve definição sobre o que são doenças degenerativas e alguns exemplos, não poderia deixar de falar sobre o papel da prevenção na manutenção da saúde.

Embora o fator genético tenha um papel importante no desenvolvimento de diversas patologias, não podemos subestimar a importância dos hábitos de vida saudáveis e do acompanhamento médico regular.

Então, procure sempre ter uma alimentação saudável, pratique atividade física regularmente, não procrastine suas consultas de rotina e busque alternativas de prevenção, como a Medicina Ortomolecular!